John Witherspoon

Presbítero e político norte-americano nascido a 15 de fevereiro de 1723, em Gifford, na Escócia, e falecido a 15 de novembro de 1794, nos Estados Unidos da América. Fez os estudos universitários na Universidade de Edimburgo, onde concluiu um mestrado em Artes, prosseguindo depois estudos de Teologia por quatro anos. Foi pastor, escreveu obras importantes sobre questões teológicas e recebeu o doutoramento em Teologia pela Universidade de St. Andrews em reconhecimento do seu trabalho.
Foi convidado para ocupar o cargo de presidente da Escola Superior de Nova Jersey, uma das colónias norte-americanas, tendo partido de Inglaterra em 1768. A sua apetência profissional tornou-o um homem notável e influente no continente norte-americano.
A princípio não queria envolver-se em questões políticas, mas não resistiu a dar o seu apoio à causa revolucionária para a independência e foi nomeado para o Congresso Continental, tendo assinado algum tempo depois a Declaração da Independência.
Como referenciar: John Witherspoon in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-24 07:20:22]. Disponível na Internet: