Jorge Gabriel

Apresentador e jornalista português de televisão, Jorge Gabriel nasceu a 29 de maio de 1968, em Lisboa. Tornou-se conhecido na televisão, mas começou a sua carreira na rádio, com 16 anos, na Antena 1, onde participava no "Musicomania", um programa de Raul Durão destinado aos jovens. Ao mesmo tempo, colaborava na Rádio Regional da Amadora. Surgiu então a Rádio Mais e abandonou a Antena 1.
Mais tarde, passou pela secção desportiva da Rádio Comercial, onde esteve mais de três anos, regressou à Rádio Mais e colaborou no desporto da TSF. Começou a trabalhar na SIC em dezembro de 1992, dois meses depois do canal privado de televisão ter iniciado as suas emissões regulares. Jorge Gabriel foi aceite no departamento de desporto da SIC depois de ter sido aprovado nuns testes. Nesta mesma altura, entrou na Universidade Católica, em Lisboa, no 1.º ano do curso de Filosofia, mas optou pela televisão. Começou por fazer à hora de almoço um programa chamado "Donos do Jogo", concurso com perguntas sobre futebol que durou um ano. Também apresentou algumas vezes o "Placar Eletrónico" e o programa desportivo "Os Donos da Bola". A seguir, no verão de 1996, esteve à frente de um concurso que passava na SIC aos domingos chamado "Sim ou Não", que conheceu bastante sucesso. No final do verão, foi destacado pela SIC para acompanhar os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos da América, onde fazia duas intervenções em direto por dia.
Jorge Gabriel passou a ser mais conhecido do grande público através do concurso "Agora ou Nunca", o qual comandou ao longo de 39 emissões. A seguir, passou a ser o apresentador de "A Roda dos Milhões", outro concurso bastante popular da SIC.
Em finais de 2000, Jorge Gabriel tornou-se também apresentador de um dos espetáculos com maior audiência da estação televisiva, o "Big Show SIC", tarefa até então desempenhada por João Baião, que saiu para a Radiotelevisão Portuguesa. No entanto, esteve pouco tempo à frente do programa e, tal como João Baião, acabou por se transferir para a RTP, no início de 2002, onde foi apresentar o concurso "O Preço Certo" e, posteriormente, o programa matinal "Praça da Alegria" e o "Quem Quer Ser Milionário".
Como referenciar: Jorge Gabriel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-15 07:55:41]. Disponível na Internet: