José Alberto Carvalho

Jornalista de televisão português, José Alberto Carvalho nasceu em 1968, em Coimbra. Iniciou-se na rádio quando frequentava o liceu em Viseu em finais dos anos 80, na altura em que começaram a surgir as estações emissoras piratas em Portugal. A convite de um amigo fez uma experiência na Rádio no Ar, de Viseu, e acabou por gostar, dedicando-se a passar música e a fazer programas de entretenimento. Gostou tanto da experiência que desistiu de seguir medicina veterinária e optou pela comunicação social. Assim, mudou-se para o Porto para tirar o curso na Escola Superior de Jornalismo. No fim do primeiro ano do curso, participou num concurso da Rádio Comercial e foi um dos seis apurados entre mais de quinhentos concorrentes. Depois, sempre a trabalhar no Porto, passou pela Antena 1 e pela Rádio Nova, onde foi um dos fundadores, numa altura em que o Governo legalizou as rádios locais.
Em 1989, José Alberto Carvalho foi a África do Sul fazer a cobertura das eleições num trabalho conjunto da Rádio Nova e da TSF. Na Radiotelevisão Portuguesa - Porto gostaram do trabalho e convidaram-no a fazer uma experiência em televisão. Durante um ano e meio fez reportagens e apresentou o programa "Bom Dia", que passava entre as sete e as nove da manhã, e o "Jornal da Tarde".
Em 1992, José Alberto de Carvalho aceitou o convite de Emídio Rangel para integrar o canal privado SIC e mudou-se para Lisboa. Na SIC, canal onde foi um dos fundadores, notabilizou-se, principalmente, na apresentação de telejornais, tendo ficado a seu cargo a apresentação do principal noticiário do canal, à hora do jantar. Paralelamente, continuou a fazer algumas reportagens, tendo estado, nomeadamente, em Timor, numa altura em que o território ainda era ocupado pela Indonésia. Contribuiu ainda de forma decisiva para o site da SIC na Internet, do qual foi o principal mentor. Ao longo destes anos foi várias vezes distinguido com o Globo de Ouro por ser o melhor pivot da televisão portuguesa.
Em finais de 2001, abandonou a SIC para regressar à RTP, onde foi ocupar um cargo de chefia, apresentando simultaneamente os telejornais da noite e outros programas de informação.
Como referenciar: José Alberto Carvalho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-26 07:13:35]. Disponível na Internet: