José Azevedo

Ciclista português, José Azevedo nasceu em setembro de 1973, em Vila do Conde.
Em pequeno o seu sonho era ser futebolista, mas no dia em que foi ao Estádio das Antas prestar provas no Futebol Clube do Porto constatou que os testes já tinham sido realizados no dia anterior. Enquanto esperava por uma nova oportunidade no ano seguinte, acabou por experimentar o ciclismo aos 14 anos e nunca mais parou.
De início, encarou o ciclismo como um passatempo e continuou a estudar, perseguindo o objetivo de ser médico. Mas, quando completou o 12.º ano, estava na altura de passar de júnior a sénior e por ser difícil conciliar a atividade de corredor com a faculdade acabou por deixar os estudos. José Azevedo foi desde o início treinado pelo pai, Gabriel Azevedo, um ex-ciclista. A princípio, quando era juvenil, competia como individual, mas depois ingressou no Barcelos. Seguiram-se passagens pelos Aliados de Lordelo, Rio Ave, Águias de Alpiarça e Paredes, sempre na categoria de amador. Estreou-se como profissional na Recer/Boavista, passando a seguir por Maia/CIN, Maia/MSS e a ONCE, uma das grandes equipas de ciclismo de Espanha.
2001 foi o primeiro grande ano de José Azevedo. Começou por ser segundo na volta ao Algarve, seguindo-se um quinto lugar na prova internacional Paris-Nice. Nesta corrida foi o melhor ciclista da equipa ONCE. Depois foi também quinto no Giro de Itália, uma das mais importantes competições do calendário internacional.
O grande momento da carreira de José Azevedo aconteceu em julho de 2002, ao ficar no sexto lugar da geral da mais importante prova do ciclismo mundial, a Volta à França. O português contribuiu ainda para que a sua formação, a ONCE, dominasse a classificação por equipas e ajudou o seu colega Joseba Beloki a ser o segundo da tabela geral.
Mas ainda em 2002 José Azevedo foi 3.º no Grande Prémio Midi Libre, 3.º na Bicicleta Basca e 5.º na Flecha Valona.
No final de 2003, José Azevedo foi convidado para substituir Roberto Heras na U.S. Postal, equipa americana, onde a principal figura é o pentacampeão do Tour Lance Armstrong.
Como referenciar: José Azevedo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:08:31]. Disponível na Internet: