José Beltrão

Cavaleiro português, de nome completo José Gil de Gouveia Beltrão, nascido provavelmente a 27 de novembro de 1905, em Lisboa. Depois de estudar no Colégio e na Escola Militar iniciou-se na pratica do hipismo. Participou em diversas provas da modalidade, onde obteve resultados que lhe valeram a fama de um dos mais brilhantes cavaleiros portugueses.
Ingressou no Exército em 1923 e foi para Itália em 1929, onde estudou na Escola de Cavalaria Italiana, em Pinerolo. Nas participações hípicas internacionais que fez, obteve prémios na Taça de Cavalaria Balga (Nice), na Taça de Cavalaria Espanhola (Madrid), no Grande Prémio de Lisboa e no Grande Prémio em Roma, onde ficou classificado em 2.º lugar.
José Beltrão tornou-se reconhecido internacionalmente quando entrou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, onde conseguiu para Portugal o 3.º lugar na classificação geral da Prova das Nações.
O cavaleiro português foi condecorado com as medalhas de Mérito Militar Espanhol e de Isabel "a Católica", também de Espanha. Faleceu em 1948.
Como referenciar: José Beltrão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 21:38:28]. Disponível na Internet: