José Figueiras

Apresentador português de televisão, José Figueiras nasceu a 12 de janeiro de 1967. Começou por estudar Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa, mas depois passou para a Universidade Nova, onde frequentou o curso de Comunicação Social. Contudo, acabou por fazer o curso de jornalismo na Cenjor, tendo feito então um estágio de seis meses na Radiodifusão Portuguesa e acabou por ficar mais três anos integrado na equipa de informação, a convite de João Paulo Dinis.
Em 1992, participou num casting para a estação privada de televisão SIC, mas sem saber ao certo para que tipo de atividade se destinava. Foi um dos escolhidos para apresentador de meteorologia neste canal que iniciou as emissões em outubro desse ano. Ainda combinou esta atividade com a de jornalista na RDP, mas depois, por não conseguir conjugar os horários, optou definitivamente pela televisão. Esteve seis meses a apresentar as previsões do tempo e o seu trabalho consistia em receber as informações de Inglaterra e transmiti-las ao público português num tom ligeiro e simples. Figueiras depois passou a dar a cara em programas de entretenimento. Começou com "A Brincar, a Brincar", um programa de apanhados, seguindo-se "Muita Louco", que foi um dos grandes êxitos da SIC entre 1993 e 1995. O programa, destinado aos jovens, era transmitido aos sábados à tarde. Em estúdio José Figueiras tinha de moderar cerca de 300 pessoas. Neste último ano, passou a apresentar "Ai os Homens", que fez ainda mais sucesso e que durou até 1999. Ainda durante este período de tempo, fez "Paródia Nacional" e, em 1998, "Pepsi Chart", um programa gravado em Londres, Inglaterra, em conjunto com outros canais europeus, onde entrevistou alguns dos mais famosos nomes do mundo da música pop, como os Boyzone, Spice Girls, Prince e Sheryl Crow. No ano seguinte, passou a apresentar "Cantigas da Rua", onde anónimos iam interpretar ao vivo temas dos seus ídolos. Seguiu-se, em 2000, uma colaboração em "Acorrentados", um reality-show apresentado por Artur Albarran, onde os concorrentes viviam o dia a dia acorrentados uns aos outros, sempre seguidos por câmaras de filmar. Apresentou também os programas "Às Duas Por Três" e "Terça em Grande".
Como referenciar: José Figueiras in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 04:40:02]. Disponível na Internet: