Joseph Barbera

Desenhador e animador norte-americano, Joseph Roland Barbera, nascido a 24 de março de 1911, em Nova Iorque, e falecido a 18 de dezembro de 2006, em Los Angeles, foi o fundador, juntamente com William Hanna, dos estúdios Hanna-Barbera, responsáveis pela criação de personagens como Tom & Jerry, Flintstones, Jetsons, Zé Colmeia e Scooby-Doo.
Na infância e adolescência Barbera revelou muito talento para a escrita e para o desenho e alguns professores encorajaram-no a desenvolver essas aptidões.
Mais tarde, enquanto trabalhava durante o dia, num banco, à noite desenhava cartoons que tentava vender em diversas publicações. Entretanto deixou o banco para ir trabalhar para os estúdios dos irmãos Fleischer, onde coloria as animações.
Aos 21 anos, foi trabalhar para os estúdios Van Beuren como animador e argumentista. Quando a empresa fechou, em 1936, passou para os Estúdios MGM, onde, dois anos mais tarde, constituiu dupla com William Hanna, para realizar desenhos animados de curta duração. O primeiro trabalho conjunto estreou em 1940 e foi a história de arranque da dupla Tom & Jerry, intitulada Puss Gets the Boot. A série "Tom & Jerry" viria a conquistar ao longo de 17 anos sete Óscares para Melhor Curta-metragem de Animação.
Em 1955, a dupla passou a dirigir o departamento de animação da MGM, mas este fechou decorridos apenas dois anos. Resolveram então criar a empresa H-B, mais tarde Hanna-Barbera Productions, que se destacou por produzir filmes de animação de custos reduzidos por recorrer a técnicas simples e baratas. Surgiu assim, em 1960, a série Os Flintstones, traduzida para mais de 80 línguas.
No final da década de 60, a Hanna-Barbera tornou-se no estúdio de animação televisiva mais bem sucedido dos EUA graças a programas como "The Flintstones", "The Jetsons", "Jonny Quest", "Zé Colmeia" e "Scooby-Doo, Where Are You!".
Após a morte de William Hanna, em 2001, Joseph Barbera continuou a trabalhar como produtor-executivo na Warner Bros. Animation. Em 2005 escreveu o argumento, co-realizou e coproduziu o pequeno filme de animação The Karateguard, de Tom & Jerry.
Como referenciar: Porto Editora – Joseph Barbera na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 10:48:24]. Disponível em