Judge Dredd

Personagem da banda desenhada com o mesmo nome criada no Reino Unido por John Howard (argumento) e Carlos Ezquerra (desenho) que apareceu pela primeira vez na revista 2000 AD número 2, de março de 1977.
Judge Dredd é uma série que se situa num futuro pós-apocalíptico. Em 2070 o demente Presidente dos Estados Unidos da América desencadeia um conflito nuclear no seu próprio país, do qual acabam por restar duas grandes megalópolis, Megacity 1 e Megacity 2, largamente separadas por um vasto território onde habitam ladrões e mutantes. Num ambiente onde reina o caos, a ordem é assegurada por uns "juízes" muito especiais, que acumulam funções de polícia, de juiz e de carrasco, devido às particularidades genéticas que desenvolveram e que os distingue dos demais. De entre estes temíveis "juízes" destaca-se claramente o implacável Judge Dredd que, por diversas vezes, exclama ser ele a Lei ("I am the Law").
Ao nível dos autores, John Howard corresponde ao pseudónimo de dois argumentistas, Pat Mills e John Wagner. Carlos Sanchez Ezquerra acabará por desenhar Judge Dredd por pouco tempo, sendo substituido por Mike McMahon, Brian Bolland, Ron Smith, Simon Bisley, entre outros desenhadores que acabarão por desenvolver esta série. Para além da revista 2000 AD, Judge Dredd apareceu também na sua própria revista mensal, Judge Dredd Magazine, para além da edição de álbuns a partir de 1981, facto pouco habitual nas ilhas britânicas.
Em 1994 foi editado em Portugal o álbum Batman/Judge Dredd: Julgamento em Gotham pela Meribérica/Liber.
A adaptação de Judge Dredd ao cinema aconteceu em 1995, num filme realizado por Danny Cannon, com Sylvester Stallone como protagonista.
Como referenciar: Judge Dredd in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 13:20:02]. Disponível na Internet: