judo

Judo é uma palavra japonesa que se decompõem em Ju e Do. Ju significa agilidade, não resistência, suavidade. Do traduz-se por via ou caminho.
Hoje em dia, o judo é conhecido como um desporto de combate corpo a corpo. Este desporto surge no Japão, no ano de 1882, tal como o conhecemos nos nossos dias. Desenvolvido por Jigoro Kano a partir do Jiu-Jitsu (arte marcial), teve o seu berço no KodoKan, primeira escola da modalidade fundada pelo seu criador. É praticado num recinto chamado Dojo, sobre colchões especiais para a prática da modalidade, os Tatamis. O judoca utiliza um fato próprio, a que se chama Judogi ou Kimono.
Ao judo praticado em pé chamamos Nage Wasa e ao praticado no solo chamamos New Wasa. Para vencer o adversário utilizam-se técnicas de projeção, imobilização, luxação e estrangulamento. Muitas destas técnicas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas desde os primórdios do judo e têm como segredo o aproveitamento da força e o desequilíbrio do adversário. Ao atleta que executa a técnica chamamos Tori e Uke é o atleta que sofre a técnica.
Devido à sua origem oriental, o judo possui uma filosofia característica, com uma cultura e uma moral própria. Um dos objetivos dos seus praticantes é a busca da perfeição através da harmonia física e mental, o respeito e a compaixão para com o próximo. Deste modo, ao judo é reconhecido um enorme potencial formativo e educativo a nível físico, intelectual e social.
Sendo uma modalidade olímpica, o Judo é tutelado pela Federação Internacional de Judo - FIJ com sede em Paris, na qual está filiada a Federação Portuguesa de Judo.
Como referenciar: judo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 12:36:11]. Disponível na Internet: