Juncagináceas

Família relativamente pequena de plantas monocotiledóneas que se distribuem por cerca de quatro géneros e cerca de 25 espécies. Os exemplares desta família são plantas herbáceas aquáticas ou palustres, anuais ou vivazes.
As juncagináceas (Juncaginaceae) têm o seu habitat em locais húmidos, temperados e frios dos dois hemisférios, Norte e Sul.
As folhas são basais, alternas, lineares, invaginantes na base. As flores, hermafroditas ou unissexuais, dispõem-se em inflorescências tipo cacho ou espiga, no cimo das hastes floríferas (escapos). São desprovidas de brácteas. O perianto é sepaloide, formado por dois ou seis segmentos. O androceu é composto por três ou seis estames e gineceu com três ou seis carpelos. O ovário é súpero e encerra um só óvulo.
O fruto é sincárpico ou apocárpico.
Da família das Juncagináceas encontram-se em Portugal espécies do género Triglochin, que inclui plantas herbáceas palustres, rizomatosas ou bolbosas.
Como referenciar: Porto Editora – Juncagináceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 14:16:33]. Disponível em