Kamala Harris

Advogada e política norte-americana filiada no Partido Democrata, Kamala Devi Harris nasceu a 20 de outubro de 1964, em Oakland (Califórnia). Procuradora-geral da Califórnia entre 2011 e 2017 e senadora eleita pelo mesmo estado entre 2017 e 2021, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), na sequência das eleições presidenciais de 2020.

Filha de emigrantes oriundos da Jamaica (o pai) e da Índia (a mãe), Kamala Harris licenciou-se em Direito, em 1989, pela Faculdade de Direito de Hastings, da Universidade da Califórnia, tendo desenvolvido um trajeto profissional que a levou de procuradora-geral-adjunta do condado de Alameda (1990-1998) a procuradora-geral da Califórnia (2011-2017). Nesse percurso foi consolidando o estatuto de jovem promessa da ala progressista do Partido Democrata, nomeadamente através das suas propostas nas áreas da justiça, imigração e justiça social.

Empossada como senadora pela Califórnia em janeiro de 2017, Harris tornou-se conhecida pelo estilo incisivo das suas intervenções e usou a notoriedade nacional do cargo para criticar as políticas de Trump e da sua administração, nomeadamente nas áreas da imigração e política fiscal. Em 2019, Kamala Harris anuncia a intenção de disputar eleições primárias para escolher o candidato do Partido Democrata às presidenciais de 2020. Apesar de uma campanha vista como positiva pela generalidade dos observadores – em que defendeu a subida do salário mínimo, a necessidade de intensificar o combate ao aquecimento global ou a adoção de legislação mais restritiva quanto ao uso de armas de fogo, entre outras medidas – Harris anunciou a desistência da corrida presidencial em dezembro. Uma decisão justificada pelo favoritismo atribuído a Joe Biden pelos estudos de opinião e pela dificuldade de angariar fundos para a sua campanha.

Ainda assim, continuou a ser uma voz influente na corrida presidencial, nomeadamente pela sua postura determinada no combate ao racismo sistémico nos EUA – tema que ganhou proeminência com a morte, às mãos da polícia, de George Floyd, em maio desse ano. Também por isso, Joe Biden decidiu escolhê-la como candidata a vice-presidente dos EUA, tendo ambos sido empossados nos respetivos cargos em janeiro de 2021, na sequência do ato eleitoral de novembro anterior.


 

Como referenciar: Porto Editora – Kamala Harris na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-16 20:47:00]. Disponível em