karaté

O karaté é uma arte marcial de origem japonesa que consiste na defesa pessoal sem o recurso a armas, apenas se utilizando a aplicação de golpes rápidos de mãos e de pés em zonas vitais do corpo do adversário. Simboliza a essência da filosofia budista Zen, que consiste na prática da meditação aliada à postura descontraída do corpo. O fundamento básico para a prática desta arte marcial é afastar qualquer espírito de agressão ou vingança. O karaté é considerado a base de todas as artes marciais orientais.
As suas origens remontam ao século XIV, à pequena cidade japonesa de Okinawa, onde existia o "te" ("mão"), uma arte de defesa.
No século XVI, esta arte marcial ganhou mais importância com o estabelecimento de leis anti-armas em Okinawa. O karaté era então o meio de defesa por excelência. Os métodos de treino do karaté eram secretos e, por isso, levou bastante tempo até que esta se tornasse uma arte marcial praticada em todo o mundo.
Só no início do século XX, alguns mestres do karaté começaram a divulgar este meio de defesa por todo o Japão, tendo atingido grande popularidade.
Depois de um longo período de inatividade, devido à Segunda Guerra Mundial, foi fundada a Federação Japonesa de Karaté em 1949. A partir de 1956, com a introdução da vertente competitiva do karaté, este tornou-se num desporto com muitos adeptos e bastante praticado em todo o mundo.
Como referenciar: karaté in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 19:00:24]. Disponível na Internet: