Ken Watanabe

Ator japonês, Kensaku Watanabe nasceu a 21 de outubro de 1959 em Koide, Niigata.
Filho de professores, Ken terminou o liceu em 1978 e nessa altura o diretor da Companhia Nacional de Teatro aconselhou-o a seguir a carreira de ator, por acreditar ser essa a sua vocação. Assim, com 19 anos, viajou para Tóquio para estudar representação e tentar uma carreira no cinema. Tempos depois, estreiou-se no cinema no papel de Tetsuo no filme Setouchi Shonen Yakyu Dan (1984). Chamou a atenção da crítica quando Yukio Ninagawa o escolheu para o papel principal na sua
peça Shitaya Mannencho Monogatari. Em 1987, conheceu o sucesso ao entrar numa série de televisão japonesa, Dokugan-ryu Masamune, onde interpretou o papel de um herói samurai. Por essa altura, no Japão, tornou-se conhecido essencialmente pelos seus papéis de samurai, possuindo já uma legião de fãs. Em 1989, enquanto filmava no Canadá o épico Tem To Chi, foi-lhe diagnosticada uma leucemia, situação que o impediu de continuar as filmagens. Depois de uma recuperação longa e penosa, participou, em 1997, na comédia Rajio No Jikan e, no ano seguinte, em Kizuna.
Em 2003, estreiou-se no cinema internacional no filme de Edward Zwick The Last Samurai (O Último Samurai, 2003), onde contracenou com Tom Cruise. Aqui representa o papel de Katsumoto, líder samurai cujo profundo sentimento de honra vai inspirar o soldado americano Nathan (Cruise), que tinha feito prisioneiro. Esta interpretação deu-o a conhecer ao público internacional e valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário e para o Globo de Ouro na mesma categoria. Entre outras participações de menor destaque, Ken Watanabe voltaria aos grandes ecrãs em 2005 com o filme de ação de Christopher Nolan, Batman Begins (Batman - O Início, e com o romance, adaptado da obra homónima de Arthur Golden, Memoirs of a Geisha (Memórias de uma Gueixa), realizado por Rob Marshall.
Como referenciar: Ken Watanabe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 20:39:50]. Disponível na Internet: