Kevin Smith

Realizador e argumentista norte-americano, Kevin Patrick Smith nasceu a 2 de agosto de 1970 em New Jersey. Frequentou o curso de escrita criativa na New School for Social Research, em Nova Iorque, mudando-se depois para a Escola de Cinema de Vancouver, no Canadá. Regressado a New Jersey, começou a trabalhar numa loja de conveniência e, inspirado pelo filme independente de Richard Linklater Slacker (1991), decidiu ele próprio fazer um filme. Depois de conseguir juntar 27 mil dólares, filmou Clerks (1994), uma escabrosa e hilariante visão sobre a sociedade consumista americana inspirada na sua própria experiência. O filme foi um sucesso no circuito alternativo, fez furor no Festival de Cinema Independente de Sundance e permitiu-lhe estabelecer um acordo de distribuição com a Miramax.
Em 1995, realizou Mallrats (Os Malucos do Centro), uma história de juventude num centro comercial, mas foi um fracasso comercial. Apesar disso, teve alguns indefectíveis e manteve as personagens de culto Jay e Silent Bob (interpretado pelo próprio Kevin Smith), para além de ter sido também a primeira colaboração com Ben Affleck. Em 1997, realizou Chasing Amy (Perseguindo Amy), com Ben Affleck e Joey Lauren Adams (namorada de Smith na época), uma inspirada história de amor e perda entre uma mulher bissexual e um autor de banda desenhada. Para além da aclamação crítica, o filme venceu o prémio Independent Spirit para o Melhor Argumento. O seu filme seguinte, Dogma (1999), gerou alguma polémica por abordar assuntos religiosos de um ponto de vista satírico, originando mesmo mudanças na distribuição que estava prevista. O filme centrava-se na última descendente de Jesus Cristo, uma mulher chamada Bethany (Linda Fiorentino) que trabalha numa clínica que faz abortos. O elenco incluía Ben Affleck, Matt Damon, Chris Rock e Salma Hayek (e ainda Alanis Morrisette fazendo o papel de Deus).
Em 2001, realizou um filme protagonizado pelas duas personagens secundárias dos seus filmes anteriores - Jay & Silent Bob Strike Back (Jay e Silent Bob Contra-Atacam) - interpretadas por Jason Mewes e pelo próprio Smith. Em 2004, realizou Jersey Girl (Era Uma Vez… Um Pai), uma história romântica mais convencional que acabou por ser prejudicada pelo fim do romance real entre os seus protagonistas Ben Affleck e Jennifer Lopez.
Para além do cinema, trabalhou também em televisão e fez em 1998 uma versão em BD de Clerks, o seu primeiro filme, sendo a Nona Arte outra das suas paixões.
Como referenciar: Kevin Smith in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 08:30:01]. Disponível na Internet: