Artigos de apoio

laca
Em química, uma laca consiste numa substância resinosa que se forma nos ramos de algumas árvores da Índia, Tailândia e Birmânia, proveniente da quase contínua excreção de insetos da família da Laccifer, sobretudo a Laccifer lacca, que se alimentam da resina dessas árvores e que contém os restos desses mesmos insetos que morrem envolvidos no próprio líquido que fazem fluir.
A laca utiliza-se na preparação de vernizes, em decoração, etc.
A designação laca também pode ser atribuída na área da cosmética ao fixador que se aplica sobre o cabelo com a ajuda de um pulverizador (aerossol). Antes de 1950 utilizavam-se como matérias-primas filmogéneas goma-laca, benjoim-do-sião e outras resinas. Atualmente utiliza-se sobretudo a polivinilpirrolidona, uma substância solúvel em água e em álcool que forma uma película com boa aderência e muito solúvel em água.
No domínio da indústria, uma laca consiste num precipitado insolúvel obtido por fixação de um corante orgânico natural (de origem animal ou vegetal) ou sintético, solúvel ou insolúvel em água, sobre um suporte geralmente mineral (sais de bário, cálcio, crómio, hidróxido de alumínio, argila). Possui aplicação em tinturaria têxtil (corantes sobre mordente), em tintas de impressão, estampagem de papéis, entre outras.
Como referenciar: laca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-03-25 07:51:02]. Disponível na Internet: