Lácio

Região da Itália Central, situada no litoral do mar Tirreno, inclui as províncias de Roma, Frosinone, Latina, Rieti e Viterbo. Abrange uma área de 17 213 km2 e possui uma população de 4 962 800 habitantes (2004). A capital é Roma. Os principais rios são o Tibre e o Garigliano. O território é acidentado na parte oriental e de planície no litoral oeste. Possui crateras de vulcões extintos, atualmente transformadas em lagos.
Na Antiguidade dava-se este nome a uma porção da Itália Central que se situava entre a Etrúria e a Campânia. Etimologicamente significa terra dos latinos e compreendia uma vasta área. Conhecemos a sua história pela ligação que tinha com Roma. Os latinos são considerados uma mistura de Sículos e dos conquistadores originários dos Apeninos Centrais. Em 753 a. C., ano da fundação de Roma, a cidade de Alba era a metrópole do Lácio, tendo como colónias 30 cidades latinas que formava uma liga à qual se opôs outra - a liga latina. Roma, recentemente fundada, entrou em conflito com Alba acabando por a destruir, passando aquela a exercer a supremacia sobre o Lácio já no tempo de Tarquínio, o Soberbo.
Com o Tratado de Cartago em 509 a. C., Roma submeteu as cidades do Lácio que só se libertariam com a invasão de Porsena pelos Etruscos. Deu-se início a uma guerra que só veria o seu termo quando Espurio Casio assinou um tratado com os Latinos com vista a regulamentar as suas relações com Roma. Apesar de alguns conflitos com os Volscos, a aliança foi renovada em 358 a. C.
Foi só a partir da guerra com os Samnitas que os Latinos pediram a completa fusão com Roma, reclamando igualdade política e governativa. Como estes objetivos não foram levados a bom termo, desencadeou-se a guerra latina em 340 a. C. entre os Latinos e os Romanos, que eram apoiados pelos Samnitas. Dois anos depois, o cônsul Menio porá termo à luta submetendo as cidades latinas e dissolvendo a confederação. Assim, a nação latina desaparecia, as cidades próximas de Roma tornaram-se parte integrante desta última e os cidadão das restantes puderam considerar-se cidadãos romanos.
Como referenciar: Lácio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:41:55]. Disponível na Internet: