lagosta

Animal do filo dos artrópodes, da classe dos crustáceos, da ordem dos decápodes e de família dos Palimurídeos. A classe dos crustáceos é constituída por mais de dezoito mil espécies. São decápodes marchadores com fortes antenas, mas sem pinças. As lagostas podem atingir o comprimento de cinquenta centímetros e o seu habitat são os fundos rochosos de todos os mares (com a sua profundidade variando de cinco a cinquenta metros).
A lagosta comum, Palinurus vulgaris, é caracterizada pela forma subcilíndrica do corpo, pelas patas anteriores didáctilas curtas e pelas antenas mais compridas que o corpo, grossas, rígidas e espinhosas. O corpo está diferenciado em cefalotórax e abdómen. O exosqueleto é impregnado de sais de cálcio. A sua cor é vermelho-acastanhada. A espécie Palinurus vulgaris encontra-se em toda a costa portuguesa e para Norte até à França e Grã-Bretanha e para Este para o Mediterrâneo e mar Adrático.
Outras espécies de lagostas são a lagosta-branca e a lagosta-verde que se encontram na costa ocidental africana desde o Senegal ao cabo Jubi. As lagostas são omnívoras.
Como referenciar: lagosta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 16:07:03]. Disponível na Internet: