lanterna

Uma lanterna consiste num aparelho elétrico de iluminação provido de uma pilha (ou mais) seca ou de níquel-cádmio como fonte de corrente, a qual alimenta uma lâmpada de incandescência de reduzidas dimensões que se encontra situada no foco de um refletor.
Outro tipo de lanterna é a denominada lanterna mágica. Esta não é mais do que um projetor primitivo de transparências. Foi inventado em 1646 pelo jesuíta Athanasius Kircher e era constituído por uma caixa de madeira ou folha onde se encontrava instalada a fonte luminosa de um sistema para o transporte e inserção da transparência e de um conjunto ótico que projetava a imagem deformada sobre uma superfície branca (tela branca ou parede).
Posteriormente o sistema foi aperfeiçoado, passando a utilizar-se como sistema de incidência da fonte luminosa (constituída por velas ou lamparinas) uma chapa de vidro e o processo de iluminação foi substituído pela luz artificial.
Como referenciar: lanterna in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 11:04:07]. Disponível na Internet: