Artigos de apoio

Larry Clark
Realizador, argumentista e fotógrafo norte-americano nascido em 1943, em Tulsa, Oklahoma. Frequentou a Escola de Arte Layton, em Milwaukee, e estudou sob a alçada de Walter Sheffer e Gerard Bakker.
Antes de enveredar por uma carreira cinematográfica, Clark já era bastante conhecido pelas suas fotografias revolucionárias de corpos humanos. Editou três livros de fotografia: Tulsa (1971), Teenage Lust (1982) e Perfect Childhood (1992).
A sua estreia como realizador deu-se com o filme-choque Kids (Miúdos, 1995), cujo argumento controverso também é da sua responsabilidade. Um filme perturbador, de baixo orçamento, sobre a adolescência, droga, violência, sida e a cultura americana. Kids é nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes e para o prémio Independent Spirit para melhor primeiro filme e melhor argumento.
O seu filme seguinte foi Another Day in Paradise (Um Dia no Paraíso, 1998), com James Woods e Melanie Griffith nos principais papéis, um road-movie sobre dois casais de toxicodependentes que se juntam para cometer roubos, que desencadeiam violência e mortes. Em 2001, realiza o thriller Bully (Estranhas Amizades), baseado no livro de Jim Schutze, Bully: A True Story of High School Revenge, sobre a história verídica de um grupo de adolescentes entediados que vivem na Florida e que um dia decidem vingar-se de um amigo que passa a vida a abusar deles, matando-o selvaticamente. O acontecimento deixa toda a comunidade chocada, mas o grupo de condenados pelo brutal crime nunca se arrependeu do feito.
Realiza, entretanto, para televisão um remake do filme de ficção científica de Roger Corman, Teenage Caveman.
Co-realiza depois, com o diretor de fotografia Edward Lachman, Ken Park (2002), outro filme-choque com cenas de sexo explícitas, muita violência e perversão. Clark foca novamente o seu olhar nos adolescentes e na sua existência atormentada. Trata da vida afetiva e sexual de um grupo de jovens e os seus relacionamentos disfuncionais com os seus pais, amigos e amantes.
Como referenciar: Larry Clark in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-29 15:17:08]. Disponível na Internet: