Larry Collins

Escritor e jornalista norte-americano nascido a 14 de setembro de 1929, em West-Hartford, no estado do Connecticut, e faleceu a 20 de junho de 2005, em Fréjus, França, um dos países onde vivia, a par de Inglaterra e dos Estados Unidos da América.
Depois de se licenciar em 1951 na Universidade de Yale, em Nova Iorque, trabalhou em publicidade e, mais tarde, ingressou no exército norte-americano e foi destacado para servir em França, em 1954. Conheceu então Dominique Lapierre, de quem se tornou grande amigo e com quem viria a escrever, em parceria, diversos best-sellers, que misturavam jornalismo com literatura.
Em 1956, Collins começou a trabalhar como repórter na delegação de Paris da agência de notícias norte-americana United Press International, sendo transferido no ano seguinte para Roma, em Itália. Um ano mais tarde, tornou-se correspondente da revista Nesweek no Médio Oriente. Em 1965, Collins e Lapierre lançaram aquele que viria ser o mais importante livro das suas carreiras, Paris brûle-t-il? (Paris Já Está a Arder?), que aborda a questão da ordem dada por Hitler, mas não acatada, para incendiar Paris antes da chegada das forças aliadas em agosto de 1944. A obra foi adaptada ao cinema no ano seguinte ao seu lançamento e o filme contou com as interpretações de atores como o francês Alain Delon e os norte-americanos Kirk Douglas e Glenn Ford.
A dupla Collins/Lapierre lançou em 1972 O Jerusalém (Oh Jerusalém), sobre a fundação de Israel, e em 1975 um livro sobre o assassinato de Mahatma Gandhi, entre outras obras. Collins e Lapierre trabalharam em conjunto até à morte do primeiro, em 2005. O seu último livro foi New York brûle-t-il?, um thriller editado em 2005 que tinha por protagonistas George W. Bush, Ariel Sharon, Osama Bin Laden, Condoleezza Rice et Saddam Hussein.
Collins também produziu obra a solo, sendo de destacar títulos como Fall From Grace, graças ao qual ganhou o prémio literário do festival de Cinema de Deauville de 1985, Maze, que lhe valeu o prémio Mannesman Talley em 1989, Black Eagles e Fortitude.
Como referenciar: Larry Collins in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:23:03]. Disponível na Internet: