Laurent Gaudé

Escritor e dramaturgo francês nascido a 6 de julho de 1972, em Paris, cidade onde sempre viveu.
Laurent Gaudé estudou Literatura Moderna na universidade e fez uma tese sobre estudos teatrais sob a orientação do ator e encenador Jean-Pierre Sarrazac. Começou por se tornar conhecido como autor de peças de teatro, a primeira das quais publicada em 1999, sob o título Combats de Possédés. No ano seguinte, apresentou Onysos le Furieux, a que se seguiram, até 2003, as peças Pluies de Cendres, Cendres sur les Mains, Le Tigre Bleu de l'Euphrate e Medée Kali.
Gaudé, entretanto, havia lançado em 2001, Cris, o seu primeiro romance, que tinha por cenário as trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em 2002, surgiu a sua segunda experiência a nível de romance, La Mort du roi Tsongor (A Morte do Rei Tsongor), que foi editado em Portugal em 2004. Trata-se de um romance épico trágico, com a ação a ter lugar num reino imaginário em África. Uma paixão de dois príncipes pela filha do rei Tsongor desencadeia uma guerra terrível. O romance de estreia do escritor parisiense obteve um grande sucesso de crítica e de público em França e um pouco por toda a Europa. A obra foi galardoada, em 2002, com o Prémio Goncourt dés Lycéens, atribuído por votação dos estudantes franceses do ensino superior e pré-universitário. No ano seguinte, o romance conquistou o Prix des Libraires, atribuído por mais de 400 livreiros franceses, belgas, suíços e canadianos. Ainda nesse ano, foi considerado pelo conceituado jornal gaulês L' Express um dos melhor livros de 2002.
Em 2004, Laurent Gaudé lançou o segundo romance, Le Soleil des Scorta (O Sol dos Scorta), com o qual recebeu o Prix do Roman Populiste e o prémio Goncourt, este último o mais importante galardão literário francês. Nesta obra Gaudé conta a história de uma família do sul de Itália que, ao longo de cinco gerações, desde 1870 até à atualidade, tenta escapar a um destino miserável.
Como referenciar: Laurent Gaudé in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 09:50:22]. Disponível na Internet: