lava

Matéria magmática fundida expelida pelos vulcões. A diferença da lava relativamente ao magma reside no facto de ter sofrido importante desgaseificação. Daí o dizer-se correntemente que a lava é o magma sem substâncias voláteis.
As lavas podem ser classificadas, quanto à percentagem de sílica que contêm, em ácidas, intermédias e básicas.

As lavas ácidas têm uma percentagem de sílica superior a 70%. São viscosas e ricas em gases que têm dificuldade em libertar-se. A temperatura das lavas ácidas é baixa, situando-se entre os 800 ºC e os 1000 ºC. O movimento das lavas ácidas é muito lento, quase impercetível.
Por serem viscosas formam:
- Domas ou cúpulas, estruturas arredondadas resultantes da solidificação de lavas viscosas dentro da própria cratera.
- Nuvens ardentes, que são massas de gases e cinzas incandescentes expelidas nas erupções vulcânicas explosivas.
- Agulhas vulcânicas, que consistem em formações vulcânicas resultantes da consolidação de lavas muito viscosas, dentro da chaminé vulcânica.

A percentagem de sílica presente nas lavas básicas ronda os 45% e os 50%. São lavas fluidas e pobres em gases, que se libertam com facilidade. A temperatura deste tipo de lavas é elevada, situando-se entre os 1100 ºC e os 1200 ºC.
Nas ilhas do Hawai têm sido registadas velocidades de deslocação das lavas básicas de 30 quilómetros por hora nas encostas mais abruptas. Esta velocidade é rara, pois, normalmente, não ultrapassa os 10 a 300 metros por hora.
Por serem fluidas originam:
- Lavas encordoadas ou pahoehoe que, após a solidificação, dão origem a superfícies lisas ou com aspeto semelhante a cordas,
- Lavas escoriáceas ou aa, cuja solidificação origina superfícies ásperas irregulares e formadas por fragmentos porosos (estas lavas avançam à velocidade de 5 a 50 metros por hora).
- Lavas em almofada ou pillow lavas, que se formam nas erupções subaquáticas marinhas e que originam, após a solidificação, massas arredondadas, semelhantes a almofadas, revestidas por uma película de vidro vulcânico.

As lavas intermédias possuem características intermédias entre as lavas ácidas e as básicas, e o seu teor em sílica está compreendido entre 50% e 70%.
Como referenciar: lava in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-25 14:52:05]. Disponível na Internet: