Legenda Aurea

Legenda Aurea (Lenda Dourada), ou A Vida dos Santos (Legendae Sanctorum), um dos livros importantes do pensamento religioso popular da Idade Média, foi coligido, a partir de manuscritos ou da tradição oral, por Tiago de Varazze (ou Jacopo, ou Jacomo, ou Jacobus de Voragine, em latim), dominicano e arcebispo de Génova, em 1275.

A Legenda Aurea foi dos livros mais cedo impressos e mais editados na Época Medieval, tendo sido o mais editado, entre 1470 e 1530, em latim e em muitas das línguas vernáculas da Europa de então. Diz-se que o nome original do trabalho se chamava Legenda Sanctorum, mas ficou a ser universalmente conhecido por Legenda Aurea, por analogia do ouro, um dos metais nobres, com as lendas da vida dos santos que são as mais nobres entre todas as lendas.
Composta por 7 volumes e 187 capítulos, esta obra primordial da Idade Média relata várias histórias, episódios da Bíblia, incluindo a vida de Cristo, histórias dos patriarcas do Antigo Testamento e da vida de 153 santos, presentes nos 900 manuscritos que sobreviveram até aos nossos dias.

No prefácio da obra, o autor divide o ano eclesiástico em quatro períodos que compara às quatro épocas da História do mundo: o desvio, a renovação, a reconciliação e a peregrinação. As histórias e as lendas da Legenda Aurea são uma revelação de inestimável valor sobre o imaginário e a mística medieval. É inegável o encanto da narração das muitas lendas, tal como nas narrações da infância de Moisés, da aventura de S. Brandão na ilha fantástica, da vida dos santos Macário, Maria do Egito, São Francisco de Assis, Tomás de Cantuária e de muitos outros.

No primeiro volume e sob o título de Legenda Aurea, Tiago de Varazze exalta o trabalho, condena a ociosidade e reúne, a pedido de damas e senhores da nobreza, diversos trabalhos e histórias, tais como a História de Jasão, a História do Espelho do Mundo, os 15 livros das Metamorfoses que contêm as Fábulas de Ovídio, a História de Godofredo de Bolonha na Conquista de Jerusalém, entre muitos outros trabalhos e livros.


Como referenciar: Legenda Aurea in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 05:35:01]. Disponível na Internet: