Leipzig

A cidade de Leipzig fica situada na região administrativa da Saxónia, na confluência dos rios Pleisse, Weiss Elster e Parthe.
Leipzig foi fundada no século XII e rapidamente se desenvolveu, tornando-se num importante centro de comércio, dada a sua localização na interseção de rotas importantes.
Em 1409, a cidade começou a destacar-se no aspeto cultural, pela fundação da Universidade de Leipzig, conhecida também por Universidade Karl Marx entre 1953 e a data da reunificação alemã. Em 1480, começou a desenvolver a indústria ligada à pintura e impressão, que se vieram a tornar bastante importantes para a economia local.
No século XVI, foi palco do histórico debate religioso entre Martinho Lutero, Carlstadt e Johann Eck, no âmbito da reforma protestante.
No século XVIII, Leipzig ficou conhecida como um centro cultural ligado ao movimento de literatura clássica, liderado por Johann Christoph Gottsched e que incluía também Gellert, Schiller e Goethe, que estudou na Universidade de Leipzig em 1765.
Em 1842-43 foi fundado o Conservatório de Música de Leipzig, por Felix Mendelssohn, que se transformou numa das academias musicais mais conhecidas do Mundo. Assim, no século XIX, Leipzig tornou-se um importante centro para a música europeia, onde compuseram vários músicos ilustres como Johann Sebastian Bach, que foi também cantor na Igreja de St. Thomas até ao seu falecimento, Robert Schumann e Richard Wagner, que nasceu nesta cidade em 1813.
Entre 16 e 19 de outubro de 1813, decorreu a Batalha de Leipzig, também designada de Batalha das Nações, na qual pereceram ou ficaram feridos mais de 120 000 homens, mas onde Napoleão foi definitivamente derrotado pelos Russos. A vitória conseguida nesta batalha é recordada através de um grande monumento existente na cidade.
Em outubro de 1989 deu-se na cidade uma grande manifestação, que foi de significativa importância para a queda do Governo comunista e subsequente reunificação nacional.
Como referenciar: Leipzig in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-09 03:13:18]. Disponível na Internet: