Leonard Woolf

Escritor, ativista político e reformador social inglês, Leonard Sidney Woolf nasceu em 1880, em Londres, e faleceu em 1969. Regressando a Inglaterra em licença, em 1911, abandonou o serviço colonial para casar com Virginia Stephen, portanto Virginia Woolf, no ano seguinte. Depois da publicação do seu segundo e último romance, The Wise Virgins (1914), dedicou-se a estudos sociais, ao jornalismo e à escrita de cariz político. Antagonista da ideia do envolvimento britânico na Primeira Grande Guerra, foi dado como inapto para o serviço militar, juntando-se, em 1916, à Sociedade Fabiana, associação socialista inglesa que havia desempenhado um papel importante na transformação do Partido Trabalhista.
A saúde mental precária da sua esposa, traumatizada pelo abuso sexual de um meio-irmão, exigia cuidados e precauções constantes. As predisposições ao suicídio, as alucinações lancinantes e a libido adormecida não impediram Leonard Woolf de se mostrar incansável no brilho e na variedade do Bloomsbury Group, tertúlia literária renegando as verdades escondidas no imperialismo da Era Vitoriana.
Recorrendo a um prelo manual montado em sua casa, fundou uma editora que levou o nome de Hogarth Press, onde se chegou a imprimir os Poems de T. S. Eliot. Assim tomado pelo trabalho, escreveu Socialism and Cooperation (1921) e After The Deluge (1931).
Com o alastramento da Segunda Guerra Mundial à França republicana, Leonard Woolf começou a manter reservas de gasolina, intentando gasear-se até à morte, caso a Inglaterra fosse invadida pelas tropas alemãs. A esposa, sucumbindo ao clima de desespero, deixar-lhe-ia, em março de 1941, um bilhete, justificando o seu próprio suicídio, enchendo os bolsos de pedras e afogando-se no rio, com o sentimento de não querer mais complicar-lhe a vida.
A sua autobiografia em cinco volumes, escrita após a morte da grande escritora, obteve um considerável sucesso: Sowing (1960), Growing (1961), Beginning Again (1964), Downhill All The Way (1967) e The Journey Not The Arrival Matters (1969).
Como referenciar: Leonard Woolf in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 10:42:38]. Disponível na Internet: