LG

A companhia sul-coreana LG Electronics, Inc., é uma das principais fabricantes mundiais de artigos elétricos, eletrónicos e de telecomunicações.
Fundada em outubro de 1958, em Seul, a LG Electronics, inicialmente batizada de GoldStar, conta com mais de 70 subsidiárias espalhadas pelo Mundo e emprega mais de 50 mil pessoas.
Ainda com o nome GoldStar, a empresa coreana foi a responsável por inúmeras inovações nas suas áreas de intervenção. Assim, um ano após a sua fundação apresentou o primeiro rádio (A-501) fabricado na Coreia do Sul e, nos anos seguintes, produziu os primeiros telefones, frigoríficos e televisores coreanos. Em março de 1968, a GoldStar estabelece a sua primeira filial fora do país, em Nova Iorque, e em setembro do mesmo ano, produz o primeiro ar condicionado coreano. Dez anos depois, a empresa coreana não para de crescer e atinge exportações no valor de 100 milhões de dólares americanos. Em dezembro de 1991 as exportações de eletrodomésticos ultrapassaram os 2 mil milhões de dólares americanos.
Em janeiro de 1992 a GoldStar funde-se com a Goldstar Components e, três anos mais tarde, com a GoldStar Communications.
Em março de 1995, o seu nome é alterado para LG Electronics. Ainda nesse ano, a empresa adquire a norte-americana Zenith.
Em 1999, a LG Electronics desenvolve e comercializa a primeira televisão digital coreana e no ano seguinte funde-se com a LG Information & Communications.
No primeiro ano do século XXI, a LG e a Philips fazem uma joint-venture para produzirem os monitores LG.Philips.

A LG concentra a sua atividade em três áreas específicas:

- Apresentação e reprodução digital: TV Digital, PDP, monitores, drives de CD ROM; DVD e CD-RW, videogravadores, leitores DVD, áudio, sistemas de segurança, suportes de gravação magnéticos, videotelefone, câmaras para PC, sistemas bancários automáticos, etc.

- Aplicações digitais: sistemas de ar condicionado, frigoríficos, fornos micro-ondas, máquinas de lavar, aspiradores, compressores para ar condicionado e refrigeradores, etc.

- Equipamentos de Telecomunicações & Handset: TDX, optical switching systems, implementação de IBS (Information Building System) avançados, serviços de integração de sistemas, etc.

Como referenciar: LG in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 05:19:20]. Disponível na Internet: