libélula

É um animal voador invertebrado do filo dos artrópodes, da classe dos insetos da ordem dos odonatos e família dos Libelulídeos.
Da ordem do odonatos fazem parte as libélulas e libelinhas de que se conhecem no mundo quatro mil oitocentas e setenta espécies. Como todos os odonatos as libélulas são insetos carnívoros, cujo abdómen é comprido e estreito.
Possuem quatro asas transparentes com finas nervuras e os olhos são globosos e facetados. As libélulas voam nos bosques e nos campos por vezes afastadas das suas zonas aquosas onde tiveram origem. São os insetos voadores mais versáteis do mundo podendo atingir velocidades entre os cinquenta e noventa e cinco quilómetros por hora. As libélulas (Aeschna juncea) são insetos carnívoros e atacam outros insetos como vespas e um enorme número de mosquitos quer no estado larvar quer no estado adulto. O tórax possui fortes músculos que permitem o trabalho de asas e o abdómen é constituído por dez segmentos o último dos quais, no macho, possui dois ou quatro ganchos utilizados para fixação no acasalamento. No macho, o segundo e terceiro segmentos estão transformados num órgão copulador. Na copulação o macho fixa a fêmea com os ganchos usualmente pela cabeça ou pelo pescoço. A fêmea encurva o abdómen de maneira a que a abertura genital entre em contacto com os órgãos copuladores do macho. O acasalamento em geral ocorre no ar. Os ovos são colocados em folhas de plantas aquáticas. Os ovos desenvolvem-se e a fase larvar ocorre na água. As larvas e ninfas são os habitantes mais ferozes do pântano ou do curso de água.
As libélulas encontram-se na Europa, Ásia e América do Norte. Visíveis a partir do meio da primavera, voam de maio ao início de agosto.
Como referenciar: libélula in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:27:57]. Disponível na Internet: