Liedson

Jogador brasileiro de futebol, Liedson da Silva Muniz nasceu a 17 de dezembro de 1977 em Cairú, na Baía.
Trabalhou como mecânico de automóveis e repositor num supermercado ao mesmo tempo que jogava futebol em clubes pequenos no Brasil.
Depois de ser despedido do supermercado, o avançado fez testes no Poções, da Baía, e foi admitido como profissional. Ainda alinhou no Prudentópolis, antes de chegar ao Coritiba em 2001. Depois jogou no Flamengo, um dos melhores clubes brasileiros, e no Corinthians, outra equipa histórica. Em dois anos apontou 24 golos e acabou por vir jogar para Portugal.
Liedson chegou ao Sporting na temporada 2003/04 já depois do campeonato se ter iniciado. Estreou-se a 2 de setembro de 2003 num jogo em que Sporting perdeu 4-1 com o FC Porto. Desde logo se impôs como peça fundamental na formação então orientada por Fernando Santos. Em trinta jogos marcou quinze golos, assumindo-se como o melhor goleador da equipa.
Na temporada 2004/05 Liedson foi o melhor marcador do campeonato português, com 25 golos, mais dez que o segundo classificado, o benfiquista Simão Sabrosa. O avançado brasileiro foi também o melhor marcador do Sporting na Taça UEFA (nove golos), a segunda prova de clubes mais importante da Europa, onde a equipa chegou à final.
Os adeptos do clube lisboeta deram a Liedson a alcunha de "Levezinho" por ter uma compleição física aparentemente frágil, pouco habitual nos atacantes.
Apesar de ser um elemento fundamental na formação orientada por José Peseiro, Liedson apareceu envolvido em diversos casos de indisciplina, nomeadamente no Natal de 2004. O avançado foi passar as férias ao Brasil e regressou com diversos dias de atraso, sem avisar a direção do clube. Nesta altura, assim como noutras posteriores, ficou patente o desejo de Liedson em regressar ao futebol brasileiro.
No início da temporada 2005/2006, Liedson manifestou vontade de voltar ao Corinthians mas acabou por permanecer no Sporting. Já com a equipa a ser treinada por Paulo Bento, que substituiu José Peseiro, Liedson foi afastado da formação titular novamente devido a um caso de indisciplina. Na altura era o melhor marcador da equipa.
Como referenciar: Porto Editora – Liedson na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 03:17:10]. Disponível em