Lighthouse Family

Os Lighthouse Family, banda pop britânica, foram formados em Newcastle, no ano de 1993, por Paul Tucker e Tunde Bayewu.
Paul Tucker passou vários anos em Newcastle a tentar a sua sorte no mundo da música. Não tendo êxito, vendeu todo o seu equipamento musical para pagar o seu curso de Francês e Alemão. Uma vez licenciado, começou a trabalhar num clube noturno, visto que com a sua licenciatura não conseguia nenhum emprego. Ao longo de todos estes anos, guardou uma única música que tinha composto, «Ocean Drive», mas que não conseguia cantar. Precisava, portanto, de um cantor. Para esse efeito, colocou anúncios em toda a cidade.
Também em Newcastle vivia Tunde Baiyewu, que tinha acabado a sua licenciatura em Contabilidade e trabalhava num bar. Um amigo seu que o ouviu a cantar na "Gap Band" incentivou-o a responder a um anúncio que tinha visto. Aconselhou Tunde a prosseguir a carreira musical.
Tunde e Paul encontraram-se e o resultado, após uma gravação inicial, foi uma mistura de estilos europeus e africanos. Tunde identificou-se plenamente com «Ocean Drive».
Após ouvir o tema via telefone, o diretor da Polydor Records, Colin Barlow, reconheceu o potencial da banda e propôs um contrato de longo termo.
Influenciado por artistas como Bob Marley, Stevie Wonder e Marvin Gaye, o seu álbum de estreia, Ocean Drive, foi editado em 1995. Lifted, um dos singles do álbum, foi incluído na banda sonora do filme Jack and Sarah do realizador Richard E. Grant e foi a banda sonora da campanha eleitoral de 2001 do Partido Trabalhista inglês, o que o levou a atingir o número um de vendas em vários países da Europa.
Em 1997 surge Postcards from Heaven, que confirma os Lighthouse Family como uma das novas bandas britânicas de maior sucesso.
Como referenciar: Lighthouse Family in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-06 04:03:33]. Disponível na Internet: