Lilongwe


Aspetos Geográficos
Capital do Malawi, Lilongwe é a segunda maior cidade do país, situando-se no Centro-Sul, junto ao rio do mesmo nome, perto da fronteira com Moçambique e com a Zâmbia. A estação das chuvas vai de outubro a abril, sendo a cidade nessa altura quente, húmida e lamacenta. Junho e julho são meses frios e ventosos. Possui cerca de 600 000 habitantes (2005).

História e Monumentos A cidade foi fundada em 1947. Era uma pequena vila que se tornou centro administrativo de uma colónia britânica no início do século XX. Dada a sua localização privilegiada no Centro do país, tornou-se aos poucos na segunda maior cidade do Malawi. Em 1975, foi eleita capital, substituindo Zomba, e cresceu rapidamente desde então. Em 1979, o caminho de ferro foi prolongado mais de 100 km para oeste, e em 1981 mais de 120 km até à fronteira com a Zâmbia. A maior parte da atividade comercial manteve-se em Blantyre (que ainda é a capital económica do país), porém, como parte da reestruturação política, o parlamento mudou para Lilongwe.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Uma das áreas com maior interesse turístico é o centro da cidade, que corresponde à cidade velha, com os seus hotéis, embaixadas, mercados e duas mesquitas. As restantes áreas da cidade são numeradas, ficando para norte a área correspondente à cidade nova. Comparada com outras capitais africanas, a cidade é relativamente estável e segura, albergando alguns expatriados europeus e sul-africanos, para além de diversas ONG (organizações não-governamentais) e empresas internacionais. É uma cidade hospitaleira para a maioria dos seus visitantes, possuindo lojas, cafés, bares, clubes, restaurantes e um casino.


Economia
Centro político e administrativo do país, Lilongwe é uma cidade mercantil que serve uma região fértil, onde se produz milho, amendoim e tabaco, sendo este último uma das suas principais fontes de rendimento. É também o centro de um projeto de desenvolvimento rural de quase meio milhão de hectares, iniciado em 1977 e destinado a fomentar a produção agrícola e a prestar serviços sociais.
Como referenciar: Lilongwe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-16 05:43:55]. Disponível na Internet: