Lima


Aspetos Geográficos
Capital do Peru, Lima situa-se num terreno plano costeiro que corresponde aos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín. Fica próxima de uma baía sobre o oceano Pacífico, onde se situa o porto de Callao. No interior da cidade existem algumas colinas isoladas das cadeias montanhosas que a circundam. O seu clima é ameno, apesar da localização tropical. Possui cerca de 5 700 000 habitantes (2006), o que a torna uma das maiores cidades da América do Sul. O total da população da sua área metropolitana ascende a mais de oito milhões de pessoas.

História e Monumentos Lima foi fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, tornando-se a cidade mais importante do vice-reinado do Peru, área administrativa que incluía a maior parte das possessões espanholas da América do Sul entre os séculos XVI e XIX. Durante mais de três séculos, a cidade foi a maior metrópole da América do Sul. A Universidade de San Marcos, fundada em 1551, é a mais antiga do continente. A Casa de Pizarro foi construída no local onde agora se encontra o Palácio do Governo. Grande parte dos seus monumentos mais importantes corresponde ao período colonial, incluindo a catedral, o Palácio da Torre Tagle e a Casa da Inquisição.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O centro histórico de Lima foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1988 devido à existência de um grande número de edifícios históricos datados da era colonial espanhola, dos quais alguns foram restaurados. É particularmente popular entre os turistas a Plaza Mayor, que inclui a catedral do século XVI, o Palácio Presidencial ou as catacumbas do Convento de San Francisco. Merecem também destaque algumas secções das muralhas da cidade que eram usadas para a proteger dos ataques de piratas. A cidade possui ainda um ótimo conjunto de museus, de onde se destacam o Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História e também o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera. Lima coloca à disposição dos visitantes diversas praias, embora só as que ficam mais afastadas do centro da cidade tenham águas apropriadas aos banhistas. Outros locais de destaque incluem edifícios coloniais como o Palácio da Justiça, a Igreja de San Lorenzo ou o Teatro Segura; parques de diversões como o Parque Daytona ou o Apolo; ou ainda o Parque de las Leyendas e o Centro Ecológico Recreacional de Huachipa. É também conhecida como a "Cidade dos Reis".


Economia
Lima concentra cerca de 70% da indústria do país, incluindo especialmente os têxteis, o papel, os produtos farmacêuticos e os alimentares. É também um importante centro de comércio e educacional, concentrando um grande número de universidades. O seu sistema de transportes não é dos melhores, oscilando bastante em qualidade e eficiência. É servida pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez.
Como referenciar: Lima in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-09 02:34:46]. Disponível na Internet: