Lincoln Memorial

O Lincoln Memorial em Washington, no Ptomac Park, próximo da Constitution Avenue, uma das mais importantes artérias da cidade, é um monumento erigido em memória de Abraham Lincoln, décimo sexto presidente dos Estados Unidos, e das batalhas travadas durante o seu governo.
Foi mandado construir pelo Governo dos Estados e inaugurado em 30 de maio de 1922. O seu arquiteto foi Henry Bacon que iniciou a sua construção em 1917. O monumento está erigido sobre um alto basamento onde assenta um edifício porticado com uma colunata a toda a num total de trinta e seis colunas dóricas. Estas encontram-se sobrepostas por um establamento e cornija um pouco saliente, sobressaindo na parte central um corpo quadrangular que se eleva rematando a estrutura. Esta construção constitui um regresso a um tema clássico que corresponde ao antigo mausoléu. As trinta e seis colunas representam os trinta e seis Estados existentes na altura em que Lincoln morreu.
Também se pode observar uma estátua do presidente feita em 1920, por Daniel Chester French, com a seguinte inscrição: "In this temple/as in the hearts of the people/for whom he saved the Union/the memory of Abraham Lincoln/is enshrined forever."
Como referenciar: Porto Editora – Lincoln Memorial na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 01:39:03]. Disponível em