Linus Pauling

Químico norte-americano, nascido em 1901, no Oregon, e falecido em 1994. Foi a única pessoa a receber dois Prémios Nobel, por motivos completamente diferentes.
Estudou no Oregon State Agricultural College (atualmente Oregon State University), onde se formou em Engenharia Química e obteve doutoramento no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Durante a sua carreira académica começou a desenvolver teorias sobre a natureza das ligações químicas. Desenvolveu conceitos como de eletronegatividade, carácter iónico e covalente das ligações.
Foi galardoado com o Prémio Nobel da Química, em 1954, por ter aplicado a mecânica quântica ao estudo das estruturas moleculares. A sua tese encontra-se em The Nature of the Chemical Bond and the Structure of Molecules and Crystals (1939). Realizou ainda vários estudos no campo da biologia molecular. Em 1962 foi laureado com um segundo prémio Nobel, desta vez, o da Paz, pelos seus esforços a favor do controlo internacional de armas nucleares e, também, pelas campanhas que realizou contra os testes nucleares. Dentro da sua atividade pacifista escreveu o livro No More War (1958).
Como referenciar: Porto Editora – Linus Pauling na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-04 13:23:27]. Disponível em