Lisa Stansfield

Cantora pop-soul inglesa, Lisa Jane Stansfield nasceu a 11 de abril de 1966, em Manchester. Enquanto jovem participou em vários concursos televisivos. Aos 14 anos os seus dotes vocais deram-lhe a vitória numa competição numa discoteca local em Rochdale. Ainda com 15/16 anos começou a gravar alguns discos pop, chegando a apresentar um programa da televisão britânica.
Em 1983 formou o grupo Blue Zone com Andy Morris e Ian Devaney, antigos colegas de escola. O grupo gravou alguns temas de relativo sucesso como "On Fire", "Thinking About His Baby" e "Big Thing".
Em 1989 Lisa cantou o tema "People Hold On" dos produtores britânicos Coldcut. No mesmo ano gravou o álbum de estreia a solo, Affection, atingindo a marca da platina, para o qual contribuíram os êxitos "All Around The World", "This Is The Right Time" e "You Can't Deny It". Com este álbum obteve vários prémios na indústria da música, nomeadamente três Brit Awards e um Billboard Award. Foi ainda nomeada para dois grammy.
Seguiu-se Real Love (1991), disco que confirmou influências de artistas como Barry White e Marvin Gaye e que produziu os êxitos "Change", "All Woman" e "A Little More Love".
Em 1991, participou no concerto-tributo a Freddy Mercury (Queen), ao surgir com George Michael na interpetação de "These Are The Days Of Our Lives".
Em 1992 regravou "All Around The World", em dueto com Barry White, e participou na coletânea Red Hot + Blue, com o tema "Down In The Dephs" de Cole Porter.
Outros trabalhos de Lisa Stansfield foram In Session (1992), So Natural (1993) e Lisa Stansfield (1997), que incluiu os êxitos "The Real Thing" e "Never, Never Gonna Give You Up".
O ano de 1999 marcou sua estreia no cinema, com o filme Swing, cuja banda sonora ficou a seu cargo.
Em 2001, a cantora retomou as edições discográficas, com o registo Face Up a revelar uma lógica de continuidade em relação aos trabalhos mais antigos da cantora.
No ano de 2003, o afastamento de Lisa Stansfield dos estúdios, levou a sua editora a reeditar cinco dos seus álbuns, acrescentando-lhes as sempre apetecíveis faixas extra. Ainda nesse ano, merece destaque a edição especial Complete Collection, uma coleção de seis CD, apenas disponível no Reino Unido, reunindo os cinco álbuns de estúdio da cantora e um sexto disco com excertos de um espetáculo no estádio de Wembley (1992) e algumas misturas de temas de Lisa Stansfield.
Como referenciar: Lisa Stansfield in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-19 11:06:52]. Disponível na Internet: