litosfera

Camada exterior da Terra, também denominada geosfera, constituída por rocha dura e quebradiça. Incluindo toda a crusta terrestre e uma parte do manto superior, apresenta uma espessura que varia desde menos de 50 a mais de 125 quilómetros, com uma média de cerca de 75 quilómetros.
Por baixo da litosfera encontra-se a astenosfera, uma camada plástica do manto superior.
É importante recordar que a crusta e o manto diferem na resistência das rochas e não na sua composição. A diferença de resistência entre as rochas da litosfera e da astenosfera é função da pressão e da temperatura. A uma temperatura de 1300 oC e a uma pressão a 100 quilómetros de profundidade, as rochas de todas as espécies perdem resistência e tornam-se deformáveis.
Estes valores verificam-se nas zonas oceânicas ou, como é chamada, na litosfera oceânica. Na base da litosfera continental estas alterações verificam-se à profundidade de 200 quilómetros. A causa da diferença entre estes dois comportamentos da litosfera deve-se aos diferentes gradientes geotérmicos.
Como referenciar: litosfera in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-16 06:53:41]. Disponível na Internet: