Litráceas

Família de plantas dicotiledóneas hidrófilas, que se distribui por 30 géneros e cerca de 600 espécies. As plantas desta família são ervas, arbustos ou árvores.
As Litráceas (Lythraceae) encontram-se nas zonas tropicais e subtropicais, particularmente da América, mas também nas zonas temperadas.
As folhas das plantas desta família são simples e inteiras, opostas ou, menos frequentemente, verticiladas ou alternas. Estípulas tipicamente reduzidas ou nulas. As flores são solitárias ou agregam-se em inflorescências cimeiras, panículas ou rácimos. São flores hermafroditas, persistentes, actinomorficas ou zigomórficas. O cálice, normalmente com quatro ou oito sépalas, é sinsépalo, com os dentes valvares, frequentemente alternos com outros do epicálice muito aderente. Têm corola, por vezes nula ou reduzida, com quatro a oito pétalas livres, inseridas no cimo do tubo calicinal. Os estames estão inseridos no tubo do cálice e são, por vezes, muito numerosos ou reduzidos a um único. Os carpelos, dois ou numerosos, soldados, estilete simples e o estigma capitado. O ovário é, geralmente, súpero, com um ou vários óvulos por lóculo.
O fruto é uma cápsula, com sementes numerosas.
Várias espécies de Litráceas são plantas aquáticas e anfíbias como a Lythrum junceum, conhecida como erva-sapa ou salgueirinha, e a Lythrum salicaria, também conhecida por salgueirinha ou erva-carapau.
Algumas Litráceas, como as dos géneros Cuphea, Lagerstroemia e Lythrum, são cultivadas como plantas ornamentais.
Como referenciar: Litráceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:05:02]. Disponível na Internet: