Lloyd Braga

Engenheiro e professor português, Carlos Alberto Lloyd Braga nasceu a 3 de outubro de 1928, em Lisboa.
Em 1952, licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e, em 1965, doutorou-se em Física pela Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha. No ano seguinte, passou a exercer funções nos Estudos Gerais Universitários de Moçambique, onde integrou um grupo de figuras que realizou um trabalho importante para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal. Foi docente na Universidade de Lourenço Marques, alcançando a cátedra, em 1972.
Em 1973, ocupou o lugar de primeiro reitor e presidente da Comissão Instaladora da Universidade do Minho (Braga) e, entre 1983 e 1990, foi presidente da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Faro, assumindo o posto de reitor da Universidade do Algarve, entre 1986 e 1990. Foi ainda ministro da Educação e Cultura e Desporto do III Governo Constitucional, em 1978. Após a sua aposentação, Lloyd Braga desempenhou as funções de consultor internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), do Banco Mundial, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Partex-CPS e do Conselho da Europa.
O professor publicou, em revistas nacionais e estrangeiras, vários artigos, estudos científicos e relatórios sobre a educação em Portugal e em países africanos.
Recebeu do Presidente da República a distinção de Grão Oficialato da Ordem de Instrução Pública, pelo seu trabalho e desempenho no desenvolvimento do ensino politécnico e universitário.
Lloyd Braga faleceu a 27 de maio de 1997, no Hospital de Santa Maria, vítima de paragem cardíaca.
Foi criada a Fundação Carlos Lloyd Braga da Universidade do Minho, surgindo, em 2002, a Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga, que tem por finalidade proporcionar a realização de atividades culturais e científicas, através de conferências e seminários, e que fica anualmente à responsabilidade de uma personalidade nacional ou estrangeira de renome, convidada pela Fundação.
Como referenciar: Lloyd Braga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-16 05:42:26]. Disponível na Internet: