Lobo Xavier

Jurista e professor catedrático português nascido em 1932 e falecido em 1992. Da sua obra destaca-se o estudo desenvolvido no âmbito do Direito Comercial, especialmente no domínio do Direito das Sociedades Comerciais.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nesta permaneceu como docente e investigador. Prestou provas de doutoramento, em 1978, e atingiu o topo da carreira universitária em 1989, com a sua nomeação para professor catedrático.
É autor de estudos e artigos de Direito das Sociedades Comerciais, publicados em múltiplas revistas e enciclopédias nacionais e estrangeiras. Participou nos trabalhos de preparação de diversos textos legislativos, sendo de destacar a sua nomeação como colaborador da Comissão de Reforma do Código Civil de 1966 onde redigiu, juntamente com o Professor Doutor Ferrer Correia, o anteprojeto relativo ao contrato de sociedade, que veio a ser integrado no Código Civil.
Da sua obra pode-se destacar: Anulação de Deliberação Social e Deliberações Conexas.
Como referenciar: Lobo Xavier in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-22 22:12:29]. Disponível na Internet: