Loganiáceas

Família de plantas dicotiledóneas, geralmente agrupadas em 20 géneros e 600 espécies. As plantas desta família são ervas, arbustos, árvores ou plantas trepadoras. Podem apresentar floema interno e acumular alcaloides e alumínio.
As Loganiáceas (Loganiaceae) desenvolvem-se espontaneamente nas regiões temperadas a tropicais. As folhas das plantas desta família são, geralmente, opostas, simples, raramente espiraladas, inteiras ou lobadas. As estipulas, que podem estar presentes ou não, são em geral rudimentares.
As flores são geralmente hermafroditas, regulares ou não, solitárias ou agrupadas em cimos ou panículas. O cálice possui quatro ou cinco sépalas, normalmente unidas. As pétalas são em número de quatro ou cinco, geralmente soldadas, de forma variada. Os estames são isómeros inseridos no tubo da corola e geralmente alternando com os lobos. O gineceu tem dois carpelos e estilete terminal, por vezes lobado no cimo. O ovário é súpero, muito raramente semi-ínfero, com dois a numerosos óvulos na axila das placentas.
O fruto é uma drupa, uma baga ou uma cápsula. As sementes são de uma a numerosas, com endosperma carnudo, amiláceas ou coriáceas.
Como referenciar: Loganiáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 02:18:53]. Disponível na Internet: