Artigos de apoio

longitude
Coordenada terrestre ou geográfica. Define-se como sendo a amplitude do arco do equador ou do paralelo do lugar compreendido entre o semimeridiano superior de referência e o semi-meridiano que passa pelo lugar. Conta-se a partir do semimeridiano superior de referência para Este e para Oeste de 0º a 180º. Todos os lugares situados no mesmo semimeridiano têm a mesma longitude. A diferença de longitude entre dois semimeridianos opostos é de 180º. A longitude do semimeridiano superior de referência (geralmente, o semimeridiano de Greenwich) é de 0º; a longitude do semimeridiano inferior de Greenwich, ou seja, oposto ao de Greenwich, é de 180º.

Em março de 2006, no artigo publicado na APOGEU, revista da Associação dos Professores de Geografia, José da Silva Lobo apresentou uma nova definição de meridiano que veio alterar a terminologia utilizada substituindo o conceito de semimeridiano pelo de meridiano definido como uma semicircunferência ou arco de 180º. Assim, longitude passaria a ser definida como sendo a amplitude do arco do equador ou do paralelo do lugar compreendido entre o meridiano de referência (ou meridiano zero) e o meridiano do lugar. Mede-se em graus a partir do meridiano de referência para Este e para Oeste e o seu valor oscila entre 0º e 180º. Todos os lugares situados no mesmo meridiano têm a mesma longitude. A diferença de longitude entre um meridiano e o seu antimeridiano é de 180º.
Desde 1884 é utilizado internacionalmente o meridiano de Greenwich como meridiano de referência ou primeiro meridiano, de longitude zero.
Como referenciar: longitude in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-01-16 09:54:23]. Disponível na Internet: