Lorantáceas

Família de plantas dicotiledóneas que se distribuem por cerca de 70 géneros e cerca de 900 espécies. A maioria das plantas desta família é arbustiva e hemiparasita de angiospérmicas lenhosas por meio de haustórios que sugam os líquidos nutritivos da planta a que se fixa. As Lorantáceas incluem ainda algumas espécies arbóreas (ex. Nuytsia), não parasitas.
As Lorantáceas (Loranthaceae) habitam as regiões temperadas e tropicais do hemisfério sul.
As folhas são simples, verticiladas ou opostas, inteiras e peninérveas. Não têm espículas. As flores surgem solitárias ou dispõem-se em cachos, cimeiras, espigas, fascículos ou umbelas. Geralmente, são hermafroditas, actinomorfas (dímeras ou trímeras) ou bilaterais, bracteoladas ou não, com ou sem pedicelo. O perianto é simples, petaloide, ou duplo, distinguindo-se o cálice e a corola. O androceu tem estames definidos e o gineceu tem três ou quatro carpelos fundidos. O ovário é ínfero, com óvulos não diferenciados.
O fruto, indeiscente, normalmente é uma baga ou drupa.
A família das Lorantáceas inclui, por exemplo, os géneros Amyema, Helixanthera, Nuytsia, Psittacanthus e Scurrula.
Como referenciar: Lorantáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 03:00:49]. Disponível na Internet: