Lothar Meyer

Químico e médico alemão, Julius Lothar Meyer nasceu a 19 de agosto de 1830, em Varel, na Alemanha, e faleceu a 12 de abril de 1895, em Tubinga.
Estudou em Zurique, na Suiça, e em várias universidades alemãs. Foi professor de química na Karlsruhe Polytechnic e na Universidade de Tubinga, onde lecionou até ao final da sua vida.
Em 1869 o químico russo Dimitri Mendeleyev e Lothar Meyer propuseram, independente e simultaneamente, trabalhos muito semelhantes no que respeita às conclusões a que chegaram. Meyer estudou as propriedades físicas dos elementos e Mendeleyev as propriedades químicas.
Ambos elaboraram uma disposição dos elementos na tabela periódica muito mais extensiva que as anteriores, baseada na repetição regular e periódica das suas propriedades.
Nesta disposição, os elementos eram colocados em várias filas, de forma que os de características iguais aparecessem uns por baixo dos outros, formando assim um grupo de elementos determinados. Cada átomo tinha um número de ordem (Z) correlativo.

Como referenciar: Lothar Meyer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 11:58:39]. Disponível na Internet: