Louis Blanc

Político francês (1811-1882), de nome completo Jean Joseph Charles Louis Blanc, era natural de Madrid e formado em Paris. Este líder socialista francês nutria um amor por três ciências, uma vez que são conhecidos os seus interesses pela Política, a História e a Economia, mas a sua faceta mais conhecida é a de precursor do movimento socialista moderno, ou do socialismo estatal. Karl Marx foi um dos autores que veio a adotar os princípios enunciados por Louis Blanc.
As suas posições foram expostas na sua obra Organisation du Travail, de 1839, onde propõe a criação de "Oficinas Sociais", dirigidas pelos sindicatos operários, com o apoio da entidade estatal. Na revista Revue de progués e no livro Histoire de dix ans (1840-1844), este autor apelou ao levantamento do operariado contra Luís Filipe.
Em 1847 começou a publicar os primeiros volumes, de doze tomos, da Histoire de la revolutin française. No ano seguinte fez parte da Revolução de 1848, do qual resultou um governo provisório onde pretendeu pôr em prática os seus ideais, no entanto o seu intento foi barrado por Pierre Marie, o ministro das Obras Públicas, que apenas organizou as "Oficinas Nacionais". No mesmo ano Louis Blanc foi obrigado a fugir para Inglaterra, onde terminou a história da Revolução Francesa em 1862, e a Histoire de la Revolution de Féveriere de 1848 (1870). Aí permaneceu até à queda do Império (1871), altura em que voltou a França para liderar uma pequena fação de radicais idealistas.
Como referenciar: Louis Blanc in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 07:01:07]. Disponível na Internet: