Louis de Broglie

Físico francês, nascido em 1892 e falecido em 1987, formulou a teoria ondulatória da matéria, segundo a qual, a qualquer eletrão ou outra partícula em movimento está associada uma onda, estabelecendo, assim, uma relação entre onda e partícula em movimento. Esta dualidade onda-partícula constitui um princípio fundamental do comportamento da estrutura atómica, tendo levado a uma compreensão mais profunda da natureza do átomo e das ligações químicas. Foi confirmada experimentalmente, no ano seguinte à sua formulação, por Davisson e Germer. Por esta descoberta, De Broglie recebeu, em 1929, o Prémio Nobel da Física. Uma aplicação prática desta teoria é o microscópio eletrónico.
É autor de inúmeros livros, não só de Física Teórica, como de divulgação, podendo citar-se: Ondes et corpuscules, La Physique nouvelle et les quanta e Savants et découvertes.
Como referenciar: Louis de Broglie in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-27 09:37:22]. Disponível na Internet: