Louis Thurstone

Psicólogo norte-americano, nascido em 1887 e falecido em 1956, estudou na Universidade de Chicago onde veio a desenvolver a maior parte da sua vida profissional. Desenvolveu as suas investigações sobre a inteligência, demarcando-se das conceções de Spearman. Recusava a existência de uma inteligência geral considerando antes que existiriam múltiplas aptidões.
Da aplicação de uma bateria de testes de aptidão, cujos resultados são submetidos à análise fatorial, identifica sete aptidões primárias: aptidões espaciais e visuais, rapidez percetual, aptidão numérica, compreensão verbal, memória, fluidez verbal e raciocínio. É a existência deste conjunto de aptidões que explica, segundo Thurstone, que uma pessoa tenha muito desenvolvida uma aptidão e pouco desenvolvidas outras. Também se destacou no campo da psicologia social ao construir uma escala de atitudes.
De entre as suas obras pode-se destacar: The Nature of Intelligence, Multiple Fator Analysis, Measurement of Atitudes e Factorial Studies of Intelligence, em colaboração com a sua mulher e colega Thelma Gwynne Thurstone.
Como referenciar: Louis Thurstone in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 18:59:19]. Disponível na Internet: