Lúcia Moniz

Cantora e atriz portuguesa, filha de Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, duo de sucesso da música popular portuguesa dos anos 80, Ana Lúcia Moniz, nascida a 9 de setembro de 1976, em Lisboa, iniciou o estudo da música aos 6 anos, na Academia de Música de Santa Cecília, onde aprendeu solfejo e piano. Durante um ano frequentou a Eden Prairie High School, de Minneapolis, nos EUA, onde estudou música e design. Aí fez parte do Concert Choir, um coro de 65 elementos, para o qual fez algumas composições que lhe proporcionaram, no final do ano, o prémio de melhor compositora. De regresso a Portugal, integrou um sexteto de jazz, na Escola Metropolitana de Lisboa. Em 1995, fez parte do espetáculo Os Heróis e o Mar, levado ao palco no Casino Estoril. No mesmo ano, venceu a 33.ª edição do Festival RTP da Canção, com o tema "O Meu Coração Não Tem Cor", da autoria de Pedro Osório e José Fanha. Em 1996 representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de Oslo (Noruega), tendo alcançado o 6.º lugar, a melhor classificação de sempre para Portugal. Em 1999 surgiu Magnolia, o álbum de estreia, gravado na localidade norte-americana do mesmo nome, em Boston. Este trabalho incluiu os singles "Dizer Que Não" e "Try Again", em dueto com o músico Nuno Bettencourt (ex-Extreme).
Em abril de 2002, ainda em parceria com Nuno Bettencourt, a cantora editou o seu 2.º álbum de originais, 67.
O seu primeiro trabalho para televisão foi a novela A Grande Aposta (1997), na qual interpretou os papéis de duas irmãs gémeas. Participou ainda na novelas Terra Mãe (1998), Todo O Tempo Do Mundo (1999), Ajuste de Contas (2000) e Saber Amar (2002). No teatro integrou o elenco da peça escrita e encenada por José Jorge Duarte, Leonardo, Barbette, Leo e os Anjos (2000), tendo dividido com João Henriques a autoria da música desse mesmo espetáculo. Deu os primeiros passos para uma carreira internacional com a sua participação na comédia britânica Love Actually (O Amor Acontece, 2003), trabalhando ao lado de Colin Firth, Hugh Grant e Liam Neeson.
Como referenciar: Lúcia Moniz in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 00:25:24]. Disponível na Internet: