Lugo

Povíncia do Norte de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Galiza (Galicia) e com a capital na cidade de Lugo. Faz fronteira com as seguintes províncias: Corunha e Pontevedra a oeste, Orense a sul, Astúrias, Leão e Zamora a este; a norte é banhada pelo mar Cantábrico.
Tem uma superfície de 9856 km2. A população absoluta da província de Lugo é de 356 595 habitantes o que equivale a 0,80% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 36,2 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Rodeada de montanhas, está situada numa meseta cuja altitude é cerca de 465 m, onde corre o rio Minho e o seu afluente Rato.
Tem um clima oceânico.
O litoral da província é caracterizado pelas Rias Altas ao longo das quais se encontram estâncias balneares.
Esta província, a maior da Galiza, é caracterizada por uma forte influência romana, patente na muralha que circunda a capital fundada, entre os anos 26 e 12 a. C., por Paulo Máximo a mandado de César Augusto, tendo por isto a cidade adquirido o nome de Lucus Augusti.
Como referenciar: Porto Editora – Lugo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-04 11:44:09]. Disponível em