Luísa Ducla Soares

Escritora portuguesa nascida a 20 de julho de 1939, em Lisboa, autora de literatura infantil e juvenil.

Licenciada em Filologia Germânica, trabalhou como tradutora e jornalista, mas destaca-se essencialmente pela sua dedicação à literatura infantil.

Embora tenha recusado, por razões políticas, o primeiro prémio atribuído a uma obra sua (o Grande Prémio de Literatura Infantil, para a obra História da Papoila, de 1972), veio a receber mais tarde outros prémios, como o Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído ao melhor livro de literatura infantil (1984-1985) por 6 Histórias de Encantar, e o Grande Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído ao conjunto da sua obra (1996).

Em 2009 foi distinguida com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores e no ano seguinte foi candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Em 2020, assinalou 50 anos de vida literária com a publicação do livro Luísa – As histórias da minha vida, onde conta episódios da sua vida enquanto criança, jovem, mãe, avó e escritora.

Como referenciar: Porto Editora – Luísa Ducla Soares na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-24 16:55:57]. Disponível em