macadame

O macadame consiste na base de pavimentos de ruas ou estradas e possui esta designação em homenagem a John Mac Adam (1756-1836) que o concebeu pela primeira vez.
O macadame caracteriza-se por possuir uma composição de granulometria de tipo descontínuo. O chamado macadame ordinário é constituído por uma primeira camada de inerte grosso e o mais cúbico possível, espalhada uniformemente e devidamente compactada. Segue-se o espalhamento de pequenas camadas de gravilha ou areia grossa, que se regam até se conseguir a sua inclusão nos vazios deixados pelo inerte grosso. Para se conseguir um pavimento adequado ao tráfego de veículos é necessário um acabamento superficial ou camada de desgaste.
O macadame com rega de semipenetração realiza-se através da rega com um ligante betuminoso sobre a camada inerte compactada, cilindrando-a continuamente para conseguir a sua penetração e um acabamento uniforme.
Como referenciar: Porto Editora – macadame na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-26 17:09:30]. Disponível em