MacGyver

Série televisiva de ação e aventura norte-americana criada por Lee David Zlotoff para o canal ABC e produzida por Henry Winkler e John Rich, numa associação com a Paramount Broadcast.
Estreou a 29 de setembro de 1985 e a última exibição foi a 8 de agosto de 1992. Cada episódio tinha a duração de 60 minutos. A série tornou-se um clássico, com grande popularidade no mundo inteiro. Angus MacGyver, papel interpretado por Richard Dean Anderson, é um rigoroso e calmo ex-agente secreto das forças especiais americanas que trabalha para a "Phoenix Foundation for Research", uma organização que se dedica a combater todos os "vilões" existentes no mundo. As suas tarefas/missões são delegadas por Peter Thornton (Dana Elcar), o diretor da divisão de operações da fundação e seu melhor amigo. MacGyver diferencia-se de qualquer outro agente por utilizar uma abordagem de não violência para conseguir os seus intentos e solucionar os casos. No seu lugar, usa os seus vastos conhecimentos científicos de química e física e o engenho necessário, tornando-se um mestre da improvisação.
A série aborda questões sociais e ambientais, e MacGyver tornou-se um modelo aclamado por críticos, pais e professores pelo seu método de resolver problemas sem recurso à violência. Mistura de James Bond e Indiana Jones, MacGyver é um herói contemporâneo que anda de mochila onde traz um canivete suíço e um tubo de fita, que tem a habilidade para utilizar objetos comuns que estão à mão para construir instrumentos e máquinas complicadas que o ajudem a salvar-se do perigo.
Outras personagens habituais são Harry (John Anderson), o seu avô; Nikki Carpenter (Elyssa Davalos), uma agente da Phoenix com quem MacGyver tem um breve interesse romântico; Lisa (Mayim Bialik) que o ajuda em questões ligadas à juventude, como o desaparecimento de jovens ou adolescentes; Murdoc (Michael Des Barres), inimigo implacável de MacGyver, e Jack Dalton (Bruce McGill), um piloto amigo de MacGyver com um talento natural para se meter em grandes sarilhos.
Como referenciar: MacGyver in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 01:43:59]. Disponível na Internet: